quarta-feira, 3 de novembro de 2010

NASA afirma que robo spirit pode ter encontrado agua em Marte

Mostramos em outro sobre a descoberta de Água na Lua pela NASA, veja abaixo os detalhes de descoberta de Água em Marte.

Robo Spirit encalhado em Marte, indica possível presença de Água no subsolo



Marte Planeta agua

O robô Spirit esta encalhado no solo de Marte dês do ano passado, cientistas da NASA afirmam indícios de que água líquida onde o robô esta preso, provavelmente originaria de neve derretida, que escorreu para o subsolo em um passado geologicamente próximo.

Todas as inúmeras tentativas para desatolar o robô, preso uma pedra depois de suas rodas afundarem  na areia. A NASA preferiu transformar  Spirit em um laboratório fixo em Marte.

Mesmo assim alguns cientistas da missão esperam que no próximo verão de Marte, o sol recarregue  as baterias do robô através de seus painéis solares, e assim realizar uma nova tentativa de desprender o robô Spirit

Em um artigo publicado no Journal of Geophysical Research 37 cientistas analisaram a composição do solo perto da superfície, onde encontraram diversos minerais, sendo que os minerais solúveis se comportam diferentes dos não solúveis, chegando a uma conclusão que pode ter ocorrido Infiltração de água responsável por carregar os minerais solúveis para camadas mais profundas do solo.

Robo em Marte
Segundo a NASA a infiltração pode ter acontecido durante as mudanças climáticas cíclicas de Marte, nos períodos em que o planeta sofreu uma inclinação de seu eixo que varia em escalas de centenas de milhares de anos.


Próximos da superfície os minerais encontrados incluem o que parece, sílica, hematita  e gesso.  Os Sulfatos férricos  mais solúveis, parecem ter sido levados junto com a água para camadas profundas. Esses materiais se encontravam antes cobertos por uma camada de poeira.


A NASA esta na expectativa sobre novas descobertas envolvendo o robô Spirit. Enquanto isso outro robô o Opportunity considerado irmão gêmeo do Spirit próximo de seu objetivo, em rumo a uma cratera chamada de Endeavour, faltam apenas 8 quilômetros para atingir seu destino.

Leia Mais





Site da NASA:
http://www.nasa.gov/
Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Ricardo disse...

Caramba, sempre tive plena convicçao de q existisse vida em Marte, nao E.T haha agua sim
Abraços

Quem Será a Primeira Dama?
http://planetatimes.blogspot.com/

Postar um comentário