quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Suspeitas de plágio - Logomarca das olimpíadas do Rio 2016

O Logo dos Jogos olímpicos do Rio 2016 foi apresentado ao mundo na virada do ano, mas o que era para ser um momento de felicidade logo se tranformou em alvo de suspeitas de plágio.

Uma onda com diversas mensagens em Blogs e Twitter, mostravam semelhanças entre a logo das olimpíadas do Rio de Janeiro e o logo da Telluride Foundation, uma instituição americana  do Colorado. Veja abaixo a comparação:

plagio nas olimpiadas rio 2016 brasil Simbolo
Já ocorreu outro episódio sobre plágio envolvendo o Brasil e a TELLURIDE FONDATION , foi o caso do carnaval em Salvador em 2004, onde o logotipo foi literalmente copiado da Instituição americana:
Plágio - Logomarca do carnaval em Salvador

De acordo algumas mensagens, esses logos foram inspirados na obra francesa "A Dança" do pintor Henri Matisse:

A Dança


Segundo os organizadores das olimpíadas a escolha do logo durou nove meses, onde 139 agências de publicidade   brasileiras competiram. A comissão julgadora composta por 12 pessoas selecionou oito  finalistas, e   vencedora final foi a carioca Tátil com o logo apresentado na virada. 


Segundo o site Jornal do Brasil foi feita uma investigação para evitar plágio, como foi o caso do logotipo  da copa do mundo no Brasil que também foi alvo de acusações por plágio do simbolo da federação de basquete.


Logo da copa Brasil 2014
Plagio no logotipo da copa e federação de basquete


Contudo, esperamos que esse caso seja esclarecido. Coincidência ou não, é notória a similaridade entre as imagens acima. Desejamos que isso não influencie de maneira negativa na realização das olimpíadas no Brasil em 2016.

Leia mais:



Mais informações:

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim parecem bem parecidas as imagens, sei lá ne...
Logo feio tambem, uns dizem que gostaram mais eu nao curti. Pelo menos é melhor que o da Inglaterra

Anônimo disse...

Plágio, plágio. Esse é o argumento pra quem não tem argumentos.

yann disse...

como diria meu professor do reforco no brasil nada se cria tudo se copia...

Anônimo disse...

Antes de falarem qualquer coisa vejam esse post do chongas com um vídeo dos criadores, a logo é incrível. ela é 3d pode-se entrar dentro dela, tem as formas naturais do Rio. Entenda um pouco de disign para critcar.

http://www.chongas.com.br/2011/01/a-marca-das-olimpiadas-rio-2016/

Esse é o post. vale a pena ver.

Artur P bove disse...

Amigo, trabalho em uma agencia que tambem faz logos e a maioria acha se tratar de plágio, alem de que acharam feio. Ou seja aqui entendemos de logos e "design".
Obrigado por comentar

Rafa disse...

Ta na cara que isso foi copiado, sou carioca, e achei uma porcaria esse logo ai, alem de feio e pura cópia, deviam fazer outro.
Não precisa entender de design pra ver que é copia, esse anomimo ai deve ser da agencia tatil e ta defendendo o logo dele!!!

Brasil so tem político pilantra, não duvido nada ter rolado uma grana por tras, engraçado que a TV não falou nada sobre o assunto, estão todos comprados.
Internet a unica fonte confiavel de informações, jogue suas tv fora. Deixem de ser manipulados, continuem a ganhar uma mixaria de salário, e pagem as férias de Lula e familia na praia , enquanto estao ai suando de trabalhar, se bobiar o Brasil ainda perde essas olimpiadas por não ter estrutura suficiente.

Palhaçada!

Anônimo disse...

Créu!

Junior disse...

rio 2016 ... affe tamos em 2011 !!!
que pressa é essa???
se agora esse logo é horrivel imagina daqui 5 anos

Rafinha disse...

A TV nem se pronunciou sobre plágio no logo rio 2016, certeza não vão falar!
A imprensa está cada vex mais censurada.

Artur P bove disse...

Oi Fernanda, obrigado por comentar, na verdade eu desconhecia o Plik, vou dar uma olhada, obrigado pela dica, continuo pesquisando esse assunto das Olimpíadas, caso eu ache algo relevante postarei aqui.

Postar um comentário