sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Sistemas Operacionais


Leia diversos detalhes de como funciona um sistema operacional, passando pela história e mostrando pesquisas relacionadas a sistemas operacionais e Internet.




Saiba um pouco mais da tecnologia que você utiliza diariamente em seu computador e celular.


Como funciona os Sistemas Operacionais

Sistema operacional é o software ou programa responsável pela criação do ambiente de trabalho da máquina.
Sistemas Operacionais




S.O. é a camada intermediária entre o aplicativo e o hardware da máquina. Com a tarefa de interpretar comandos básicos do computador, e é a interface pela qual o usuário tem acesso aos recursos que o hardware oferece. 


O Sistema Operacional está presente em computadores, celulares, máquinas industriais, aviões e caixas de supermercados entre outros. 


Em muitos casos vidas humanas dependem do seu bom funcionamento, para isso a engenharia de software existe, sistemas mais complexos levam anos para serem desenvolvidos, pois devem apresentar o minimo possível de Bugs, pois se um sistema operacional de um avião entra em pane ou envia algum dado errado, pode ocasionar em centenas de mortes.




História dos Sistemas Operacionais


A história dos sistemas operacionais se mistura com a história dos computadores, conforme o tempo a evolução dos hardwares permitiu e estimulou a criação de novos sistemas operacionais multitarefas, que são os sistemas que utilizamos em computadores pessoais. - Leia mais sobre a História dos sistema operacionais.

Sistemas Operacionais mais usados na Internet



Veja abaixo uma pesquisa feita pelo W3Counter gerada no dia 2011/11/30 que analisou as últimas 15 mil visualizações de página para cada site monitorado, sendo um total de 52.868 websites.


Sistemas Operacionais

Podemos ver que o Windows 7 vem crescendo, enquanto o XP cai, o Windows XP já tem 10 anos de idade e ainda é muito utilizado, mas segundo a Microsoft esse sistema já está com os dias contados, mesmo tendo seu suporte prorrogado até 2015. Sem falar que a Microsoft quer vender seu novo sistema o Windows 8.

Sistemas operacionais de código aberto



Existem os Sistemas de plataforma Open Source como Linux possuem algumas vantagens, como a ajuda da comunidade de desenvolvedores que contribui com as próprias idéias e alterações de código, com o tempo vem oferecendo cada vez mais programa compatíveis.



Leia mais sobre Sistemas Operacionais:
    Comentários
    0 Comentários

    0 comentários:

    Postar um comentário